A máquina de escrever já não está mais presente nas redações de jornalismo. Agora, os computadores, equipamentos modernos e o trânsito de informações são feito, na maioria das vezes, pela internet. Discutimos no programa como essas mudanças influenciam no comportamento dos jornalistas? O professor da Universidade de Taubaté (UNITAU) e mestrando em comunicação na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Rafael Grohmann, revelou mudanças na profissão do jornalista através de dados de uma pesquisa que realiza pelo Grupo de Pesquisa Comunicação e Trabalho da ECA, orientado pela professora Roseli Fígaro. "Estamos analisando vários detalhes de algumas categorias do jornalismo e pretendemos divulgar os resultados no ano que vem", afirmou o pesquisador. A pesquisa pode ser acompanhada no site do grupo "Comunicação e Trabalho".
O presidente e a vice do Instituto do Samba de Juiz de Fora, Régis da Vila e Alcione Procópio, estiveram no programa para divulgar os trabalhos da entidade. "Ensinamos os casais de mestre-sala e porta-bandeira a dançar na avenida. A iniciativa nasceu depois de conhecermos o Mestre Dionísio, que possui uma escola no Rio de Janeiro", explicou Régis.
Alcione destaca a disciplina que as crianças e jovens aprendem durante o aprendizado. "A gente percebe a diferença quando os educamos desde pequenininhos. Alguns mudam de comportamento e os pais nos comunicam a mudança. Ficamos muito felizes quando recebemos esse tipo de notícia".
Participaram do programa a diretora presidente do SIRCOM, Jane Aragão e o professor Carlos Augusto Costa. A apresentação e produção é do jornalista Marcelo Martins.
Carlos Augusto Costa, Régis da Vila, Jane Aragão,
Marcelo Martins, Rafael Grohman e Alcione Procópio. Fotos: Leonardo Costa
A Mesa de Debates começa às 11h, ao vivo , na TVE Juiz de Fora. Envie sua sugestão de tema para mesadedebates@tvejf.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário