O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora possui um ambulatório de recém-nascidos de alto risco desde 2002, o Follow Up. Atualmente, em média, atende 550 bebês de Juiz de Fora e região. O idealizador e coordenador do ambulatório, o pediatra Luiz Antônio Tavares Neves esteve no programa e explicou que o atendimento é feito gratuitamente e que a prematuridade oferece muitos riscos de vida ao recém-nascido. "Como o desenvolvimento não foi completo dentro do útero materno, é necessário que uma equipe multidisciplinar faça o acompanhamento do prematuro. É o que fazemos no Follow Up, com fisioterapeutas, pediatras, médicos que atendem quando a criança nasce, entre outros.
A fisioterapeuta Jaqueline Frônio também participou do programa e enfatizou a forma como a equipe se articula no atendimento. "Fazemos reuniões periódicas para que o atendimento aos prematuros seja de qualidade. E o interessante é que o acompanhamento do prematuro pode ser feito até 12 anos de idade. Ou seja, o bebê, ao sair do ambulatório, há um acompanhamento feito pelos profissionais até a fase da adolescência."
O estudante de jornalismo, Ângelo Savastano, e o presidente do Jeep Club Juiz de Fora, Luiz Antônio Cavallieri, também participaram do programa para falar sobre o rally Piocerá. Cavallieri disputou no jeep e obteve a sétima colocação com Mário Delanda. Já Savastano, foi para apoiar a equipe e aproveitou a viagem para registrá-la em fotos. "O povo nordestino é muito caloroso e nos acolheu muito bem. Vale registrar o desenvolvimento que a região teve. As estradas estão em perfeito estado e nota-se uma mudança de vida do povo da região", afirmou Savastano. Cavallieri citou uma dificuldade enfrentada na prova: "O que nos surpreendeu foi a chuva. Esta é a terceira vez que a gente participa e nunca havíamos pegado tanta chuva. É um fator que influencia diretamente na corrida, pois imagine você dirigindo um quadriciclo e com uma roupa pesada ? Ou dirigir um jeep com o veículo todo fechado e mais o calor do Nordeste? De fato, foi um teste de resistência para nós e uma experiência muito marcante".
Savastano pretende tornar pública a viagem, focando no desenvolvimento do Nordeste e como o povo vive através de um livro. Ele registrou toda a viagem em um diário de bordo e registrou cerca de 1200 fotografias. Ele contou alguns detalhes do que viu: "O nordestino mudou muito de vida e pra melhor. Vimos muitos jegues abandonados na pista porque estão tendo condições de comprar motocicletas. Em alguns trechos de rodovia, vimos motos circulando com até 4 pessoas sem capacete. Em uma das cidades por onde passamos, o prefeito nos ofereceu um café da manhã com uma mesa repleta de frutas. Em alguns pontos, as pessoas se aglomeravam, pois este é o acontecimento do ano nessas localidades." A equipe foi de carro de Juiz de Fora até Teresina, percorrendo quase 2 mil quilômetros e voltaram de avião. Na bagagem, além do sétimo lugar nos jeeps, retornaram com o quarto lugar nos quadriciclos (Leonardo Vieira), quinto lugar nos carros com Wander Cortes e Matheus Mazzei.
Participaram como debatedores o advogado José Lúcio Fernandes e a diretora presidente do SIRCOM, Jane Aragão. A apresentação e produção é do jornalista Marcelo Martins.
José Lúcio Fernandes, Luiz Antônio Tavares, Jane Aragão, Marcelo Martins,
Ângelo Savastano, Luiz Antônio Cavallieri e Jaqueline Frônio. Fotos: Leonardo Costa
Envie sua sugestão de tema para mesadedebates@tvejf.com.br ou pelo nosso twitter @MesaTVE. Mesa de Debates, de segunda à sexta, 11h; reprise às 17h35.
Nenhum comentário:
Postar um comentário