segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Mesa de Debates - 03/02/11

Já conhecemos aqui na Mesa de Debates o projeto Jovens Contra Drogas. Um programa dentro desse projeto está com inscrições abertas: o Guarda Mirim Nacional, que tem o objetivo de tirar crianças e adolescentes das ruas. O idealizador do projeto, Valdir de Carvalho afirmou que o projeto tem alcançado metas importantes. "Já somos reconhecidos em outras cidades, a Secretaria Estadual de Defesa Social e o governo federal já nos reconhecem. Queremos, agora, que o prefeito Custódio Mattos me receba em seu gabinete para que possamos conversar e, assim, o município nos apóie. Não é possível que um projeto como este não possa receber apoio do governo municipal", cobrou Valdir.

Douglas Campos, de 13 anos, é primeiro capitão do Guarda Mirim Nacional e participa do projeto desde 2009. Ele explicou que muitos amigos deixaram de passar muito tempo na rua porque entraram no Jovens Contra as Drogas. "Enquanto isso, há jovens de outros bairros, como Vila Esperança que necessitam de um projeto como este. As drogas e a violência chamam mais a atenção quando não se tem um apoio tão sólido quanto deste projeto e da família." O jovem afirmou, também, que a família  não acredita no projeto em sua fase inicial. "Mas quando a gente vai se transformando, a gente consegue conquistar os amigos e todo mundo vai acreditando na gente e no Jovens Contra as Drogas".




Edson Stecca, Alexandre Magalhães, Valdir de Carvalho, Marcelo Martins,
 Josane Aragão e Douglas Campos. Foto: Leonardo Costa


Quem também participou do programa foi o coordenador do curso de informática do Colégio Pio XII Alexandre Magalhães. O curso existe desde 1983 e desde sua criação diversas mudanças ocorreram no sistema de ensino, conforme explica Alexandre. “A prioridade do curso, atualmente, é atender as empresas. O conteúdo programático centraliza várias áreas, uma delas é a parte de montagem e manutenção de computadores, que atualmente abrange também os notebooks”, frisou. De acordo com o coordenador, o curso tem esferas muito amplas de estudo. “Temos a parte de comunicação interna de computadores, artifício no qual o Poder Público aposta muito.  A de desenvolvimento para pequenas, médias e grandes empresas, que atende às necessidades básicas de cada corporação. A parte de programação, na qual o aluno tem a criatividade para desenvolver um software”, ressaltou. Segundo Alexandre, durante o período de aprendizagem, o estudante tem a oportunidade de criar diversos projetos. “Nas aulas de internet o aluno aprende a confeccionar a idéia de apresentação de empresas na net, criar sites especializados, comerciais, editoração gráfica”, afirmou. Outros detalhes sobre o curso e sobre o colégio você encontra aqui.


Participaram deste programa como debatedores a diretora de recursos humanos do Sistema Regional de Comunicação, Josane Aragão, e o professor Edson Stecca. A apresentação e produção é do jornalista Marcelo Martins.

Participe conosco! Envie sua sugestão de pauta para mesadedebates@tvejf.com.br O programa vai ao ar de segunda à sexta, às 11h com reprise às 17h35 na TVE Juiz de Fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário