quinta-feira, 24 de março de 2011

Mesa de Debates - 22/03/11

"Visita de Obama destaca Brasil no cenário mundial"

Os dias 19 e 20 de março de 2011 entraram para a história do Brasil com a visita do presidente Barack Obama ao Brasil. Nos discursos, ele destacou a alegria do povo brasileiro e o apreço pelo Brasil no Conselho de Segurança da ONU. Mas o que essa visita significou para o país? Para o cientista político Cristiano Santos, a visita de Barack Obama coloca o Brasil em posição de destaque na política internacional, mesmo com duas crises acontecendo ao redor do mundo (a política, na Líbia, e a nuclear no Japão). "O governo Lula conseguiu desenvolver boas relações com outros países. Alguns foram polêmicas, em compensação, outras caíram bem, principalmente para a economia do país, que foi o principal motivo das viagens." Ele observa, também, o anti-americanismo do Brasil. "Quando eu me formei na faculdade, isso era quase como que uma religião. Hoje, vejo que o país adota uma postura diferente para com eles. Os EUA são a maior potência militar e econômica e devemos estreitar nossas relações. Mas, claro, observando a soberania nossa."

Nos momentos em que o Brasil é incisivo, é ouvido. "Faltaram questões, como a das barreiras protecionistas, que foi assunto polêmico na OMC (Organização Mundial do Comércio) para tratar. Claro que o foco das conversas foi o apoio para que o Brasil entre para o Conselho de Segurança da ONU, que na minha visão, tem mais possibilidade do que a Índia". O jornalista Aníbal Pinto completou que a Índia é formada por diversas tribos e, por isso, sua democracia não é tão consolidada quanto a do Brasil.

Ambulatório atende portadores de Síndrome de Down em JF

Em 2011, esse ambulatório completa, 11 anos de atuação, em parceria com uma Organização Não Governamental (ONG), chamada Família Down. “A ONG participa de maneira voluntária. Eles realizam a recepção de novos pacientes, auxiliam nos arquivos médicos e ambulatório, conversam com os familiares e passam exemplos para as pessoas que estão chegando. Os resultados são extremamente estimulantes. Juiz de Fora é um a cidade abençoada, pois conta com diversos projetos na área social e as ações são realizadas com qualidade", ressalta o pediatra Antônio Aguiar, que coordena o ambulatório. "A Síndrome não é uma doença e, sim, uma alteração genética. Um dos cromossomos do nosso corpo é alterado em sua constituição numérica. Então, ao invés do cromossomo 21 ter um par e ele tem três e passa a ser chamado de trissomia.Por isso comemoramos o dia internacional da Síndorme de Down no dia 21/03", explica o pediatra.

O Pediatra declarou que as famílias que possuem pessoas com essa deficiência perceberam, mais precocemente, a necessidade de entender as diferenças. “Elas entenderam de uma forma mais ampla e rápida. Há envolvimento e participação ativa. Antigamente, esses pacientes eram excluídos da sociedade e da própria família. Porém, esse quadro foi alterado e, atualmente, os pais são muito envolvidos. As pessoas querem entender e estudar essa alteração. 

Participaram da Mesa de Debates o jornalista Aníbal Pinto e o empresário Orlando Manera. A produção e apresentação é do jornalista Marcelo Martins.



Aníbal Pinto, Cristiano Santos, Marcelo Martins, Antônio Aguiar e Orlando Manera.

Participe conosco! Envie sua sugestão de pauta para mesadedebates@tvejf.com.br ou pelo @mesatve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário