quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Transmissão da raiva

Uma doença causada por um vírus e caracterizada por sintomas nervosos não poderia deixar de receber um nome peculiar: raiva. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, desde 1998 a zona urbana de Juiz de Fora não apresenta nenhum caso de raiva em cães e gatos. "Um animal que é um grande transmissor da doença é o morcego hematófogo. Eles vivem em locais abandonados e úmidos e devem merecer atenção especial de agricultores e pecuaristas", afirmou Luciano Puga, veterinário do IMA (Insituto Mineiro de Agropecuária).

Puga explicou que há casos de sub-notificação de morte de animais. "A última pesquisa feita sobre esses dados foi em 1972 e mostrou que, a cada 1 animal com raiva, 6 são mortos". Para o veterinário, apesar das campanhas massivas feitas na zona urbana para vacinar cães e gatos, ações como esta deveriam ser incentivadas na zona rural. "O criador de animais deve entrar em contato com o IMA quando notar que há algo de diferente na criação.Mas, ocorre, por exemplo, de uma pessoa ligar pra gente para verificarmos a área, com o objetivo de realizar a pesquisa e encontrar morcegos. Em muitos casos o proprietário da terra não nos acompanha e isso atrapalha no nosso trabalho, já que,além de termos a possibilidade de perder na propriedade, pode atrasar nosso trabalho."

Existem 23 abrigos de morcegos na zona rural da cidade. "Detectamos um em Humaitá recentemente. O IMA realiza palestras para orientar as pessoas a prevenir dessa e de outras doenças", concluiu Puga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário