Procon orienta sobre as novas regras do cartão de crédito
O Conselho Monetário Nacional do Banco Central determinou novas regras para os cartões de crédito. As tarifas foram reduzidas a 5 e uma diminuição dos tipos de cartão oferecidos pelas instituições financeiras. De acordo com o superintendente do Procon Juiz de Fora, Eduardo Schoreder, essas medidas visam beneficiar o consumidor, que não tinha condições de avaliar os serviços de cada banco. "Já que cada instituição oferecia serviços e produtos diferentes , o preço também variava. Com essa padronização, é mais fácil o consumidor escolher com qual banco negociar e fidelizar", explica Schoreder.
No dia 15, foi comemorado o dia Mundial do Consumidor e a data não passou em branco no programa. As reclamações mais frequentes no Procon JF são com instituições financeiras, produtos e serviços essenciais (que inclui os de telefonia). Schoreder afirmou que o único modo do consumidor cobrar e reclamar dos serviços de telefonia é ligando para a empresa, quando há possibilidade do consumidor aguardar minutos e ainda de não resolver o problema. "Apesar de haver regras para esse tipo de situação, há uma regulamentação para essas empresas instalarem lojas de serviço de atendimento ao consumidor para que este fala suas reclamações. Mas, as empresas não respeitam isso e nós estamos de olho", alertou o superintendente do Procon.
Conselho Municipal do Idoso realiza capacitação
Desde semana passada, o CMDI (Conselho Municipal do Idoso) realiza uma série de palestras com o objetivo de capacitar os conselheiros e a população de Juiz de Fora. "Vamos abordar temas como O envelhecimento em JF e a atuação do CMDI; Políticas Públicas para os idosos da cidade; Violência contra o idoso; a situação das ILPIS (Instituições de Longa Permanência para Idosos em JF); Fundo Municipal para o Idoso; Preparação para a realização da III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA EM JF", afirma José Anísio da Silva, membro do CMDI e gerontólogo.
Ele realizou um estudo no ano passado sobre a população idosa de Juiz de Fora e concluiu que falta comunicação entre poder público e sociedade civil. "O Estatuto do Idoso prevê um Fundo Municipal do Idoso, a fim de que o Conselho realize pesquisas sobre a população idosa. Mas, não sabemos nem quanto de recurso há disponível nesse fundo. Já pedimos ao Poder Executivo para que divulgue esse valor e o empregue em pesquisas e estudos, para que possamos nortear nossas ações".
Participaram da Mesa de Debates a diretora presidente do SIRCOM, Jane Aragão e o publicitário Sérgio Condé. A produção e apresentação é do jornalista Marcelo Martins.
Eduardo Schoreder, Jane Aragão, Marcelo Martins, José Anísio e Sérgio Condé.
Fotos: Jaqueline Dias
Participe conosco. Envie sua sugestão de pauta para mesadedebates@tvejf.com.br ou pelo @mesatve. O programa é exibido de segunda à sexta, ao vivo, às 11h, com horário alternativo às 17h35 na TVE Juiz de Fora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário