As escolas de samba Acadêmicos do Manoel Honório, Feliz Lembrança e Mocidade Alegre foram as campeãs do carnaval juizforano, respectivamente, pelo grupo C, B e A. Elas conseguiram nota 100 na avaliação dos jurados no desfiles das escolas de samba da cidade. Na terça-feira, durante o desfile das campeãs, houve um momento de protesto, pois algumas escolas não concordaram com o resultado do carnaval. O assessor de imprensa da Liga Independente das Escolas de Samba de Juiz de Fora, Fernando Luiz Baldiotti, ressaltou que o regulamento é claro em não permitir nenhum tipo de protesto e que a escola que infringir as determinações poderá perder 5% da verba destinada para o Carnaval de 2012. O assessor informou que alguns membros de escolas de samba afirmaram que iriam fazer manifestação caso não concordassem com o resultado do carnaval. "Nós fomos informados por André Roux e Toninho Cunha , antes do Carnaval, de que haveria manifestação. Cientes, nós aguardamos o resultado da apuração, que culminou no fato. No momento, estamos esperando o Presidente da Liga das Escolas de Samba, Jair de Castro, para realizar uma avaliação e verificar possíveis sanções. É de conhecimento que no regulamento das agremiações (artigo 10, 1º parágrafo) que, qualquer agremiação que fizer protesto, será penalizada. E esse documento foi assinado por todas as participantes, 30 dias antes do Carnaval. Nosso jurídico foi acionado e está reunindo as provas”.
O vice-presidente da Escola de Samba Mocidade Alegre de São Mateus ficou inconformado com as manifestações e afirmou que os responsáveis pelo protesto devem ser punidos. “Todos os componentes da minha escola estão felizes. Porém, eu não estou, pois percebo que algumas pessoas, dentro do Carnaval, desejam acabar com o evento. É preciso saber ganhar e perder e pensar no evento como um todo. Nós trabalhamos para fazer uma comemoração para Juiz de Fora e não para minha Escola. Ganhar é uma conseqüência dentro da Avenida. É fundamental pensar no todo”, enfatizou. A Mocidade Alegre venceu o grupo A com o enredo Quem é você... No palco da folia exaltamos as máscaras que nos proporcionam alegria”.
Com o enredo “Elke, Mulher, Maravilha! Russa que fada vira... a mineira de Itabira”, a Feliz Lembrança conquistou o primeiro lugar pelo grupo “B” e garantiu sua passagem para o grupo “A”, no carnaval de 2012. O Vice-Presidente da Feliz Lembrança, Evandro Senra, declarou que a sensação, após a vitória, foi de alívio. “Somos uma escola de tradição em Juiz de Fora, habituada a brigar por títulos. Porém, em 2008, caímos para o grupo B. Agora, nossa responsabilidade em 2012 é muito maior, devido à tradição e à apresentação realizada nesse Carnaval. Nós temos uma excelente quadra e estamos estudando atividades que possam atrair novos adeptos. Atualmente, a escola que não consegue trabalhar sua quadra não consegue realizar um Carnaval de ponta. É preciso que ela gere recursos próprios”.
A escola Acadêmicos do Manoel Honório venceu o carnaval pelo grupo “C” e, com isso, desfilará pelo grupo “B” no próximo ano. A agremiação levou para a avenida o enredo “Cana pra que te quero”, que contou a trajetória da cana de açúcar até os dias atuais. Presidente da Escola de Samba Acadêmicos do Manoel Honório, Marcos Ribeiro relatou que a sensação de conquistar a vitória foi ótima. “Estamos voltando ao Carnaval, pois estávamos parados há dois anos. Foi o momento certo. Sofremos muito, mas voltamos por cima. Acreditamos que a fórmula do sucesso foi promover diversos eventos durante todo o ano, para manter o grupo ativo e, ainda, levantar fundos".
A Mesa de Debates contou com a participação dos debatedores Sérgio Condé (publicitário) e Jane Aragão, diretora-presidente do SIRCOM. A Apresentação e produção é do jornalista Marcelo Martins.
Marcos Ribeiro, Evandro Senra, Jane Aragão, Marcelo Martins, Marcus Soares,
Fernando Baldiotti, Sérgio Condé. Fotos: Leonardo Costa
Participe conosco! Envie sua sugestão de tema, crítica ou elogio para mesadedebates@tvejf.com.br ou pelo twitter @MesaTVE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário