terça-feira, 29 de março de 2011

Mesa de Debates - 23/03/11

Casos de dengue diminuem em Juiz de Fora

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou no início da semana o balanço da dengue em Juiz de Fora. Com relação ao ano passado, os dados não são tão alarmantes, mas ainda é preciso muita ação do poder público. O sub-secretário de vigilância em saúde, Ivander Mattos, afirmou que a prefeitura vai continuar os trabalhos e espera a colaboração da comunidade. "Não vamos mais realizar as Batalhas Regionais da dengue, mas continuaremos a atuar e conscientizar a população para que a doença não se torne uma epidemia no município."

No dia 11, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou um balanço da dengue, confirmando 121 casos na cidade. Na segunda, quando  saiu o último balanço,  o número subiu para 258 casos confirmados de dengue e 80 notificações aguardam confirmação ou descarte. Os bairros de maior contaminação são Jóquei Clube, Marumbi, Furtado de Menezes, Progresso, Vila Ozanan, Poço Rico, Nossa Senhora Aparecida, Manoel Honório e Vila Ideal. 

Roberto DaMatta participa da Mesa de Debates

O antropólogo recebeu o título de cidadão honorário no dia 22/03, título concedido pelo vereador Castellar (PT). "A gente faz amigos através dos livros. Fico muito honrado com esta homenagem, que considero um batismo", afirmou DaMatta. Ele participou da Mesa de Debates e fez algumas considerações sobre a propaganda da dengue mostrada pelos canais de TV de Juiz de Fora. Elas mostram depoimentos de pessoas que perderam familiares por causa da doença. "É uma excelente estratégia e não acho que isso seja exclusivo do brasileiro. O imperador Constantino não converteu ao Catolicismo para agradar à Igreja?," indagou. "Eu já tive malária e só quem sofreu uma doença tão grave sabe como é a situação. E a tarefa de acabar com a dengue é, sim, um dos desafios da nossa democracia e pelo que vejo, da democracia juizforana".

O antropólogo comentou que, mesmo o Brasil sendo governado por uma mulher, os desafios não aumentam. "Só acho que deveria ser diferente algumas políticas. Ao invés de investir na população pagando uma contribuição mensal, eu investiria em escolas primárias e secundárias e reformaria o ensino universitário no país. Hoje, sei de médicos que não sabem fazer um relatório. Nos Estados Unidos, os alunos não estudam só as disciplinas específicas do curso, mas têm um amplo acesso ao conhecimento, pois aprendem sobre outras disciplinas, seja da área de humanas, exatas ou biológicas".

A produção e apresentação do programa é do jornalista Marcelo Martins.


O jornalista Marcelo Martins (4o da esquerda para direita) e o antropólogo Roberto DaMatta.

Participe conosco! Envie sua sugestão de pauta para mesadedebates@tvejf.com.br ou pelo @mesatve.

Na Mesa de Debates de hoje

Hoje vamos debater o fato ocorrido na porta de uma escola na quinta-feira, onde um jovem foi morto por outro a facadas.

Qual o papel das escolas? O que educadores pensam do assunto?

Às 11h na TVE Juiz de Fora.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Na Mesa de Debates de hoje

O governo federal anunciou um corte no orçamento de mais de R$ 50  bi. Em que isto influenciará nas contas de Juiz de Fora?


É o que vamos discutir, hoje, na Mesa de Debates. Às 11h na TVE Juiz de Fora.



Participe conosco. Envie sua pergunta para mesadedebates@tvejf.com.br

quinta-feira, 24 de março de 2011

Mesa de Debates - 22/03/11

"Visita de Obama destaca Brasil no cenário mundial"

Os dias 19 e 20 de março de 2011 entraram para a história do Brasil com a visita do presidente Barack Obama ao Brasil. Nos discursos, ele destacou a alegria do povo brasileiro e o apreço pelo Brasil no Conselho de Segurança da ONU. Mas o que essa visita significou para o país? Para o cientista político Cristiano Santos, a visita de Barack Obama coloca o Brasil em posição de destaque na política internacional, mesmo com duas crises acontecendo ao redor do mundo (a política, na Líbia, e a nuclear no Japão). "O governo Lula conseguiu desenvolver boas relações com outros países. Alguns foram polêmicas, em compensação, outras caíram bem, principalmente para a economia do país, que foi o principal motivo das viagens." Ele observa, também, o anti-americanismo do Brasil. "Quando eu me formei na faculdade, isso era quase como que uma religião. Hoje, vejo que o país adota uma postura diferente para com eles. Os EUA são a maior potência militar e econômica e devemos estreitar nossas relações. Mas, claro, observando a soberania nossa."

Nos momentos em que o Brasil é incisivo, é ouvido. "Faltaram questões, como a das barreiras protecionistas, que foi assunto polêmico na OMC (Organização Mundial do Comércio) para tratar. Claro que o foco das conversas foi o apoio para que o Brasil entre para o Conselho de Segurança da ONU, que na minha visão, tem mais possibilidade do que a Índia". O jornalista Aníbal Pinto completou que a Índia é formada por diversas tribos e, por isso, sua democracia não é tão consolidada quanto a do Brasil.

Ambulatório atende portadores de Síndrome de Down em JF

Em 2011, esse ambulatório completa, 11 anos de atuação, em parceria com uma Organização Não Governamental (ONG), chamada Família Down. “A ONG participa de maneira voluntária. Eles realizam a recepção de novos pacientes, auxiliam nos arquivos médicos e ambulatório, conversam com os familiares e passam exemplos para as pessoas que estão chegando. Os resultados são extremamente estimulantes. Juiz de Fora é um a cidade abençoada, pois conta com diversos projetos na área social e as ações são realizadas com qualidade", ressalta o pediatra Antônio Aguiar, que coordena o ambulatório. "A Síndrome não é uma doença e, sim, uma alteração genética. Um dos cromossomos do nosso corpo é alterado em sua constituição numérica. Então, ao invés do cromossomo 21 ter um par e ele tem três e passa a ser chamado de trissomia.Por isso comemoramos o dia internacional da Síndorme de Down no dia 21/03", explica o pediatra.

O Pediatra declarou que as famílias que possuem pessoas com essa deficiência perceberam, mais precocemente, a necessidade de entender as diferenças. “Elas entenderam de uma forma mais ampla e rápida. Há envolvimento e participação ativa. Antigamente, esses pacientes eram excluídos da sociedade e da própria família. Porém, esse quadro foi alterado e, atualmente, os pais são muito envolvidos. As pessoas querem entender e estudar essa alteração. 

Participaram da Mesa de Debates o jornalista Aníbal Pinto e o empresário Orlando Manera. A produção e apresentação é do jornalista Marcelo Martins.



Aníbal Pinto, Cristiano Santos, Marcelo Martins, Antônio Aguiar e Orlando Manera.

Participe conosco! Envie sua sugestão de pauta para mesadedebates@tvejf.com.br ou pelo @mesatve.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Na Mesa de Debates de amanhã

Vamos discutir sobre o novo benefício concedido aos homossexuais pelo Ministério da Previdência Social e a votação do Ficha Limpa.

Às 11h na TVE Juiz de Fora, ao vivo.

Mesa de Debates - 21/03/11

Procon orienta sobre as novas regras do cartão de crédito

O Conselho Monetário Nacional do Banco Central determinou novas regras para os cartões de crédito. As tarifas foram reduzidas a 5 e uma diminuição dos tipos de cartão oferecidos pelas instituições financeiras. De acordo com o superintendente do Procon Juiz de Fora, Eduardo Schoreder, essas medidas visam beneficiar o consumidor, que não tinha condições de avaliar os serviços de cada banco. "Já que cada instituição oferecia serviços e produtos diferentes , o preço também variava. Com essa padronização, é mais fácil o consumidor escolher com qual banco negociar e fidelizar", explica Schoreder.

No dia 15, foi comemorado o dia Mundial do Consumidor e a data não passou em branco no programa. As reclamações mais frequentes no Procon JF são com instituições financeiras, produtos e serviços essenciais (que inclui os de telefonia). Schoreder afirmou que o único modo do consumidor cobrar e reclamar dos serviços de telefonia é ligando para a empresa, quando há possibilidade do consumidor aguardar minutos e ainda de não resolver o problema. "Apesar de haver regras para esse tipo de situação, há uma regulamentação para essas empresas instalarem lojas de serviço de atendimento ao consumidor para que este fala suas reclamações. Mas, as empresas não respeitam isso e nós estamos de olho", alertou o superintendente do Procon.

Conselho Municipal do Idoso realiza capacitação

Desde semana passada, o CMDI (Conselho Municipal do Idoso) realiza uma série de palestras com o objetivo de capacitar os conselheiros e a população de Juiz de Fora. "Vamos abordar temas como O envelhecimento em JF e a atuação do CMDI; Políticas Públicas para os idosos da cidade; Violência contra o idoso; a situação das ILPIS (Instituições de Longa Permanência para Idosos em JF); Fundo Municipal para o Idoso; Preparação para a realização da III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA EM JF", afirma José Anísio da Silva, membro do CMDI e gerontólogo.

Ele realizou um estudo no ano passado sobre a população idosa de Juiz de Fora e concluiu que falta comunicação entre poder público e sociedade civil. "O Estatuto do Idoso prevê um Fundo Municipal do Idoso, a fim de que o Conselho realize pesquisas sobre a população idosa. Mas, não sabemos nem quanto de recurso há disponível nesse fundo. Já pedimos ao Poder Executivo para que divulgue esse valor e o empregue em pesquisas e estudos, para que possamos nortear nossas ações".

Participaram da Mesa de Debates a diretora presidente do SIRCOM, Jane Aragão e o publicitário Sérgio Condé. A produção e apresentação é do jornalista Marcelo Martins.


Eduardo Schoreder, Jane Aragão, Marcelo Martins, José Anísio e Sérgio Condé.
Fotos: Jaqueline Dias

Participe conosco. Envie sua sugestão de pauta para mesadedebates@tvejf.com.br ou pelo @mesatve. O programa é exibido de segunda à sexta, ao vivo, às 11h, com horário alternativo às 17h35 na TVE Juiz de Fora.







terça-feira, 22 de março de 2011

Na Mesa de Debates de amanhã

Amanhã,  Roberto da Matta estará na Mesa de Debates. Vamos antecipar e discutir sobre "Os desafios da democracia brasileira", palestra que ele fará à noite em Juiz de Fora.. Vamos fazer um balanço da dengue na cidade.

Ao vivo, às 11h. Reprise às 17h35.
Participe conosco! Envie seu comentário para mesadedebates@tvejf.com.br ou pelo @mesatve.


Mesa de Debates - 18/03/11

Conselho Regional de Farmácia realiza campanha no calçadão


Na sexta-feira, dia 18/03, o Conselho Regional de Farmácia (CRF) em parceria com os Conselhos Regionais de Medicina e Odontologia, além da Anfarmag (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais), conscientizaram a população quanto ao risco do consumo abusivo de antibióticos. A ação fez parte da “Campanha Estadual pelo Uso Correto de Antibióticos”, que será lançada simultaneamente em Belo Horizonte, Ipatinga, Juiz de Fora, Cambuí, Muriaé, Governador Valadares, Matipó e Uberlândia. "A proximidade com a estação mais fria do ano faz com que as pessoas utilizem antibióticos para combater a gripe. Estamos de olho nesse tipo de atitude da população e por isso realizamos a campanha", explicou o assessor técnico do Conselho Regional de Famácia, José Geraldo Martins.

As farmácias têm que seguir uma nova portaria publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que orienta os farmacêuticos a recolher a receita médica que orienta o paciente a usar antibiótico, a RDC número 44. "Nesse caso, o farmacêutico tira uma cópia ao cliente e fica com a original. É importante frisar que, se o paciente quiser uma cópia, é só ele pedir", ressaltou Rômulo Modesto, presidente da Associação dos Farmacêuticos Magistrados de Minas Gerais, sucursal Juiz de Fora (ANFARMAG JF).





Rotary Club lança concurso nas escolas de Juiz de Fora


Uma iniciativa desenvolvida em cidades do Rio de Janeiro, no distrito 4570 do Rotary, vai se expandir para Juiz de Fora. O concurso "Intercolegial da Solidariedade" premiará alunos das escolas municipais, matriculados no ensino fundamental. Para o governador do distrito  4570, o projeto incentiva a educação e divulga o Rotary. "Vamos distribuir aos alunos uma cartilha que explica o que é o Rotary e, a partir dela, eles farão a prova e escreverão uma redação. Os alunos ganham com isso porque desenvolvem a leitura, a escrita e a criatividade. O Rotary ganha na divulgação, pois, além disso, os alunos ganharão uma camiseta do Rotary, com a qual terão que usar durante a realização da prova."

Coutinho aproveitou a oportunidade para divulgar a 82a Conferência do Distrito 4570 do Rotary  , que se realizará na cidade em junho. "Sempre realizamos a conferência em cidades do Sul de Minas, como Poços de Caldas, São Lourenço e Caxambu. Reunimos ontem com o prefeito e com os outros grupos do Rotary e decidimos que a conferência será aqui. Será uma excelente oportunidade comercial e turística para Juiz de Fora", ressaltou Coutinho.

Participaram da Mesa de Debates o professor Carlos Augusto Costa e o empresário Orlando Manera. A produção e apresentação é do jornalista Marcelo Martins.



Orlando Manera, Antônio Coutinho, José Martins, Marcelo Martins,
 Rômulo Modesto e Carlos Costa. Foto: Leonardo Costa

Mesa de Debates. De segunda à sexta, ao vivo, às 11h. Reprise às 17h35. Na TVE Juiz de Fora, canal 12.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Na Mesa de Debates de hoje

Hoje vamos discutir a atuação do Conselho Municipal do Idoso, que realiza uma série de palestras para capacitação dos conselheiros. O Dia Mundial do Consumidor é nosso outro tema e vai mostrar quais são as maiores reclamações de 2011 em JF. Você tem ideia de qual será?

Às 11 horas, ao vivo, na TVE Juiz de Fora.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Mesa de Debates - 17/03/2011

PDB pode ser anunciado na semana que vem

A previsão é de que isso ocorreria nesta semana, mas ainda há muitas negociações a se fazer. Agências de notícias divulgaram que, juridicamente, o novo partido já está criado. Em que o Partido Democrático Brasileiro (PDB) pode alterar a política nacional? O cientista político Paulo Roberto Figueira Leal explicou que esse novo partido pode se aproximar mais do governo Lula. "Quem perde com isso é o PSDB. Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, que pode ser o presidente do PDB, é um aliado histórico de José Serra e a saída dele do Democratas (DEM) pode ter um rearranjo na oposição". Paulo Roberto comentou, também, sobre a falta de ideologia que existe hoje na criação dos partidos políticos. "Se analisarmos por esse viés, veremos que apenas 5 ou 6 partidos fazem política seguindo sua ideologia. O resto é por convenção ou negocia os próprios interesses, e não os da população. E mais: a criação desse novo partido, na minha opinião, é uma forma desses políticos não serem punidos pela lei de fidelidade partidária, ou seja, se eles tivessem mudado de partido, teriam recebido punição."


O cientista político comentou sobre a reforma política, que está sendo discutida no Congresso. "Sempre torcemos para ela seja votada e que haja uma mudança, mas é difícil. Se alguma alteração ocorrer durante o primeiro mandato de um governo, aí sim acho que ela ocorre. Caso contrário, não fico tão otimista quanto a aprovação das reformas."


Unimed JF recebe prêmio

A Unimed Juiz de Fora desenvolve programas de responsabilidade social. O maior deles é o União Tamanho Família, criado pela Federação das Unimeds do estado e responsável pela formação de uma grande rede social de inclusão e transformação de jovens de famílias de baixa renda. Foi criado, também, o Unimed Fácil, um produto criado para atender a um universo bem maior de pessoas. Hoje (sexta, 18/03), a Unimed JF recebe o selo de Bronze por seu desempenho na Campanha Papai Noel dos Correios. O conselheiro administrativo da Unimed JF, Darlan Kneipp, ressaltou que a empresa desenvolve trabalhos sociais para demonstrar que a Unimed JF está à disposição da sociedade juizforana e que desenvolve plano que favorecem toda a população.

Participaram da Mesa de Debates o publicitário Sérgio Condé e o professor Edson Stecca. A produção e apresentação é do jornalista Marcelo Martins.


Edson Stecca, Paulo Roberto Leal, Marcelo Martins, 
Darlan Kneipp e Sérgio Condé. Fotos: Leonardo Costa


Mesa de Debates, de segunda à sexta, ao vivo, 11h. Reprise às 17h35 na TVE Juiz de Fora, canal 12. Envie sua sugestão de tema para mesadedebates@tvejf.com.br ou pelo nosso twitter @mesatve.

Na Mesa de Debates de hoje

Falaremos sobre a campanha que visa conscientizar a população sobre o uso incorreto de antibióticos. Também vamos discutir educação, através do concurso "Intercolegial da Solidariedade", organizado pelo Rotary Club Juiz de Fora.

Participe conosco! Às 11h na TVE, canal 12.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Mesa de Debates - 16/03/11

A luta contra o tabagismo tem que ser contínua. No dia 31 de maio é comemorado o dia mundial sem tabaco para conscientizar a população para que não fume. Com este propósito, um projeto foi elaborado com o objetivo de tirar as pessoas do vício do cigarro. Desenvolvido no bairro Previdenciários, o projeto social Espaço Coletivo promove, a partir do mês de abril, a 2ª edição do Curso Atitude. O coordenador do curso, Paulo Sérgio da Costa, esteve no programa para explicar a Atitude. "Sempre me perguntam se eu sou fumante por eu ter começado a desenvolver este projeto. Mas, eu não sou e me preocupo com a saúde dos fumantes e de nós, que estamos ao redor destes fumantes porque os passivos são os que têm mais risco de desenvolver doenças do tabaco, segundo pesquisas que eu li."

Para iniciar o projeto, Paulo realizou consultorias desde o ano 2000 e, em 2007, iniciou o curso no bairro Bela Aurora. "Tive que mudar de casa e, quando cheguei ao Previdenciários, logo comecei a desenvolvê-lo. Tivemos que parar porque reformulei as apostilas e estamos convidando ex-fumantes e atletas para dar palestras no curso." Quem quiser colaborar com o projeto, basta entrar em contato com a produção da Mesa de Debates, através do telefone (32) 2102-9500 ou entrar em contato pelo nosso email.

Cursos do Granbery estão com inscrições abertas

Os cursos de extensão e de pós-graduação já abriram inscrições para  Juiz de Fora e região. Os interessados devem se dirigir à sede da instituição, que fica na Rua Batista de Oliveira, 1.145. Os professores Ilma Salgado e Alexandre Lovisi destacaram que buscar formação é sempre válida em um mundo cada vez mais globalizado e enfatizaram que a Internet, apesar de ser uma grande ferramenta na comunicação e na educação, não deve servir exclusivamente de base para realizar um trabalho. 


Participaram da Mesa de Debates a diretora-presidente do SIRCOM, Jane Aragão, e o advogado José Lúcio Fernandes. A produção e apresentação é do jornalista Marcelo Martins.

José Lúcio Fernandes, Paulo Sérgio da Costa, Jane Aragão, 
Marcelo Martins, Ilma Salgado, Alexandre Lovisi. Fotos: Leonardo Costa


Envie sua sugestão de tema pro nosso email mesadedebates@tvejf.com.br ou pelo nosso twitter @mesatve. Participe conosco!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Na Mesa de Debates de amanhã

A criação do PDB é um dos assuntos de amanhã da Mesa de Debates. O cientista político Paulo Roberto Leal analisará em que esse novo partido pode reconfigurar o cenário político brasileiro.

Às 11h na TVE Juiz de Fora, ao vivo. Participe conosco.

Mesa de Debates - 15/03/11

Mais uma vez os protestos no Oriente Médio foram foco de discussão na Mesa de Debates. O Fundo Monetário Internacional acredita que a Líbia tenha crescido 10,6% ano passado, e que venha a crescer cerca de 6,2% em 2011. Essa diminuição no desenvolvimento econômico está relacionada à crise política no país, porque a população percebeu que toda a riqueza produzida na Líbia não está sendo distribuída entre ela.  O ditador Muamar Khadafi, de 68 anos, está no comando da Líbia desde que depôs o rei Idris 1º, em 1969, em um golpe de estado sem derramamento de sangue, quando tinha 27 anos. A revolta da população seguiu a onda de protestos em países no Oriente Médio e norte da África, inspirados no levante que derrubou os presidentes da Tunísia e do Egito. Os protestos se espalham também por Jordânia, Iêmen, Argélia, Mauritânia, Marrocos, Sudão e Omã. Na Líbia, milhares de pessoas já morreram desde que tropas leais ao ditador Khadafi abriram fogo contra a população que protestava contra o governo. Por isso, no dia 01 de março, a ONU suspendeu a Líbia do Conselho de Direitos Humanos, depois de um consenso entre os 192 países. Vale lembrar que essa decisão não exclui a Líbia do Conselho e ela pode voltar a fazer parte desse conselho, depois que os países aprovarem novamente. 

"Essa decisão não implica em nada para a Líbia internamente. Mas, com relação à política internacional, é a partir desta decisão que a ONU pode autorizar que tropas entrem no país para ajudar a solucionar a crise", explicou o professor de direito constitucional e advogado Francisco de Melo Neto. Para ele, Khadafi pode pôr um fim às várias manifestações que estão ocorrendo na região e o que fez a diferença no caso do Egito e da Tunísia foi o fornecimento de capital de outros países. "Os Estados Unidos ameaçaram Egito e Tunísia de não receber mais recursos para auxiliar com gastos, principalmente militares. A Líbia é um dos maiores produtores de petróleo do mundo e isso certamente dificulta essa decisão dos países ricos. Quem mais fornece dinheiro ao país é a Itália, que utiliza a maioria do gás natural da Líbia." O professor destacou que a importância da atuação da ONU. "A criação Organização das Nações Unidas foi um avanço para a política mundial e os direitos humanos estão sendo respeitados na maioria dos países graças a ela. A nova geração (que protesta nos países do Oriente Médio e do Norte da África) é quem quer que seus direitos sejam respeitados e que as riquezas sejam distribuídas entre os líbios e isso eu acho admirável."

Hosseyn Shayani é descendente de iranianos e destacou o papel do Brasil em respeitar os direitos humanos e até mesmo intervir nesta questão. "Nós, descendentes de iranianos, ficamos felizes com a manifestação do governo Lula de intervir no caso da mulher que foi condenada à morte. É importante o que os jovens estão fazendo naquela região ao protestar por melhores condições de vida. Francisco Melo Neto observou que, nos protestos, não viu imagens de queima de bandeiras de outros países, manifestações religiosas ou influência de organizações terroristas. "Percebo que é uma reivindicação por direitos democráticos. Só temo que seja uma oportunidade dos religiosos fanáticos tomarem o poder (mesmo que legitimamente) e transformar o país em uma teocracia, tal como aconteceu em 1979 no Irã, quando Aiatolá Khomeini e seus adeptos fizeram a Revolução Iraniana." 

Ao falar de direitos humanos, Hosseyn citou os Baha'is, minoria religiosa (da qual pertence) que sofre perseguição no Irã há 3 anos. "Conheço pessoas residentes no Irã que não podem ter acesso à universidade ou que foram presas sem motivo. Nós lutamos pela igualdade de oportunidades para o homem e para a mulher e a livre e independente busca da verdade." Para conhecer mais sobre a religião é só acessar o site clicando aqui

Participaram da Mesa de Debates como debatedores o jornalista Aníbal Pinto e o empresário Orlando Manera. A produção e apresentação é do jornalista Marcelo Martins.


Aníbal Pinto, Francisco Melo Neto, Marcelo Martins,
 Hosseyn Shayani e Orlando Manera. Fotos: Leonardo Costa

A Mesa de Debates é exibida de segunda à sexta, ao vivo, às 11h, com reprise às 17h35. Faça a sua  sugestão de tema através do email mesadedebates@tvejf.com.br ou pelo nosso twitter @mesatve.

terça-feira, 15 de março de 2011

Na Mesa de Debates de amanhã

Amanhã você vai conhecer um projeto que visa tirar as pessoas do tabagismo, desenvolvido no bairro Previdenciários e os cursos de pós-graduação e extensão de uma instituição de ensino da cidade.

Às 11 horas, ao vivo, na TVE Juiz de Fora.

Participe conosco. Envie sua pergunta ou sugestão de tema para o nosso email mesadedebates@tvejf.com.br ou pelo nosso twitter @mesatve.

Até lá!

Mesa de Debates - 14/03/11

As escolas de samba Acadêmicos do Manoel Honório, Feliz Lembrança e Mocidade Alegre foram as campeãs do carnaval juizforano, respectivamente, pelo grupo C, B e A. Elas conseguiram nota 100 na avaliação dos jurados no desfiles das escolas de samba da cidade. Na terça-feira, durante o desfile das campeãs, houve um momento de protesto, pois algumas escolas não concordaram com o resultado do carnaval. O assessor de imprensa da Liga Independente das Escolas de Samba de Juiz de Fora, Fernando Luiz Baldiotti, ressaltou que o regulamento é claro em não permitir nenhum tipo de protesto e que a escola que infringir as determinações poderá perder 5% da verba destinada para o Carnaval de 2012. O assessor informou que alguns membros de escolas de samba afirmaram que iriam fazer manifestação caso não concordassem com o resultado do carnaval. "Nós fomos informados por André Roux e Toninho Cunha , antes do Carnaval, de que haveria manifestação. Cientes, nós aguardamos o resultado da apuração, que culminou no fato. No momento, estamos esperando o Presidente da Liga das Escolas de Samba, Jair de Castro, para realizar uma avaliação e verificar possíveis sanções. É de conhecimento que no regulamento das agremiações (artigo 10, 1º parágrafo) que, qualquer agremiação que fizer protesto, será penalizada. E esse documento foi assinado por todas as participantes, 30 dias antes do Carnaval. Nosso jurídico foi acionado e está reunindo as provas”.  

O vice-presidente da Escola de Samba Mocidade Alegre de São Mateus ficou inconformado com as manifestações e afirmou que os responsáveis pelo protesto devem ser punidos. “Todos os componentes da minha escola estão felizes. Porém, eu não estou, pois percebo que algumas pessoas, dentro do Carnaval, desejam acabar com o evento. É preciso saber ganhar e perder e pensar no evento como um todo. Nós trabalhamos para fazer uma comemoração para Juiz de Fora e não para minha Escola. Ganhar é uma conseqüência dentro da Avenida. É fundamental pensar no todo”, enfatizou. A Mocidade Alegre venceu o grupo A com o enredo Quem é você... No palco da folia exaltamos as máscaras que nos proporcionam alegria”.
 
Com o enredo “Elke, Mulher, Maravilha! Russa que fada vira... a mineira de Itabira”, a Feliz Lembrança conquistou o primeiro lugar pelo grupo “B” e garantiu sua passagem para o grupo “A”, no carnaval de 2012. O Vice-Presidente da Feliz Lembrança, Evandro Senra, declarou que a sensação, após a vitória, foi de alívio. “Somos uma escola de tradição em Juiz de Fora, habituada a brigar por títulos. Porém, em 2008, caímos para o grupo B. Agora, nossa responsabilidade em 2012 é muito maior, devido à tradição e à apresentação realizada nesse Carnaval. Nós temos uma excelente quadra e estamos estudando atividades que possam atrair novos adeptos. Atualmente, a escola que não consegue trabalhar sua quadra não consegue realizar um Carnaval de ponta. É preciso que ela gere recursos próprios”.

A escola Acadêmicos do Manoel Honório venceu o carnaval pelo grupo “C” e, com isso, desfilará pelo grupo “B” no próximo ano. A agremiação levou para a avenida o enredo “Cana pra que te quero”, que contou a trajetória da cana de açúcar até os dias atuais. Presidente da Escola de Samba Acadêmicos do Manoel Honório, Marcos Ribeiro relatou que a sensação de conquistar a vitória foi ótima. “Estamos voltando ao Carnaval, pois estávamos parados há dois anos. Foi o momento certo. Sofremos muito, mas voltamos por cima. Acreditamos que a fórmula do sucesso foi promover diversos eventos durante todo o ano, para manter o grupo ativo e, ainda, levantar fundos".

A Mesa de Debates contou com a participação dos debatedores Sérgio Condé (publicitário) e Jane Aragão, diretora-presidente do SIRCOM. A Apresentação e produção é do jornalista Marcelo Martins.


Marcos Ribeiro, Evandro Senra, Jane Aragão, Marcelo Martins, Marcus Soares, 
Fernando Baldiotti, Sérgio Condé. Fotos: Leonardo Costa

Participe conosco! Envie sua sugestão de tema, crítica ou elogio para mesadedebates@tvejf.com.br ou pelo twitter @MesaTVE.

Na Mesa de Debates de hoje

Vamos discutir os conflitos na Líbia, com um descendente de iraniano que mora em Juiz de Fora. A família dele pertence a uma minoria religiosa que, no momento, sofre muito no país. Você vai saber , também, em que a retirada da Líbia do Conselho de Direitos Humanos da ONU influencia no país.

Às 11h, na TVE JF, canal 12.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Mesa de Debates - 11/03/11

Neste dia contamos com duas presenças ilustres nos estúdios da TVE Juiz de Fora. O presidente da Associação dos Cegos de Juiz de Fora, Lucas Diniz, foi reeleito diretor para o próximo triênio e falou das perspectivas para a administração da entidade. "A meta deste segundo mandato é entregar as novas instalações da Clínica Oftalmológica e do Centro Cirúrgico, cujas obras já estão avançadas. Com a reforma, os pacientes da Clínica, 70% oriundos do SUS, terão maior conforto e melhores condições de atendimento. Além disso, com o remanejamento, os deficientes visuais assistidos também terão maior conforto, com salas amplas e bem equipadas para a realização das atividades." 

O diretor da associação fez questão de alertar casos em que as famílias isolam o cego da sociedade. "É lamentável que ainda exista esse tipo de atitude para com os cegos. A família deveria ser o maior ponto de apoio ao deficiente visual. É devido a esse fator que não sabemos com precisão o número de cegos em Juiz de Fora e região. Estamos nos esforçando, juntamente com as secretarias de saúde dos municípios para chegar a essa informação."

Quem também esteve presente no programa foi o deputado estadual Bruno Siqueira (PMDB). Em seu primeiro discurso na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ele reivindicou uma diminuição de impostos para empresas da Zona da Mata mineira. "A competição que essas cidades têm para com as cidades vizinhas do estado do Rio de Janeiro é desleal. Os royalties do petróleo favorecem o desenvolvimento do estado carioca e provoca desiguldade no desenvolvimento de outros estados, inclusive na nossa região. Criei uma campanha na Assembleia que se chama 'O petróleo também é nosso', para chamar os deputados e a sociedade brasileira para o debate". Ele explicou que muitos deputados, por não serem da região, desconhecem essa desigualdade. "O discurso foi muito bem aceito na ALMG e, inclusive, outros deputados  conversaram comigo para que os impostos sejam reduzidos para que empresas e indústrias mineiras cresçam. É o caso, por exemplo, do Circuito das Malhas do Sul de Minas. Essa medida pode beneficiar cidades como Monte Sião e fazer com que nosso estado se fortaleça."

O deputado fez questão de enfatizar, também, a luta pela construção do aeroporto da Zona da Mata. "É muito estratégico para a região, que pode dar um grande salto no desenvolvimento. Estamos nos empenhando para que o aeroporto seja concluído logo." Bruno Siqueira também comentou sobre uma audiência pública que será realizada em Juiz de Fora sobre a BR040. "A rodovia é uma importante estrada para transporte de mercadorias, mas a parte que liga o interior a Belo Horizonte carece urgentemente de obras. É disso que vamos tratar nessa audiência."

Participaram da Mesa de Debates o advogado Jorge Aragão e o publicitário Sérgio Condé. A produção e apresentação é do jornalista Marcelo Martins.


Sérgio Condé, Bruno Siqueira, Marcelo Martins, Lucas Diniz, Jorge Aragão.
Foto: Eliane Santos (assessora de imprensa dep Bruno Siqueira)

Participe conosco! Envie seu comentário ou sugestão de pauta para mesadedebates@tvejf.com.br O programa vai ao ar às 11h, ao vivo, de segunda à sexta. Reprise às 17h35.

sábado, 12 de março de 2011

Na Mesa de Debates de segunda-feira

Receberemos os presidentes das escolas de samba campeãs do carnaval juizforano e a Liga das Escolas de Samba. Às 11h na TVE Juiz de Fora, canal 12.

Participe conosco. Envie sua pergunta ou comentário para o email mesadedebates@tvejf.com.br ou deixe seu comentário aqui no blog.

Até lá!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Mesa de Debates - 02/03/11

Na última sexta-feira, dia 25, a 2ª Vara Federal concedeu uma liminar numa Ação Civil Pública, movida pela Defensoria Pública Federal de Juiz de Fora, que pode beneficiar milhares de pessoas na região: obter medicamentos para tratamento de câncer sem a necessidade de acionar a Justiça. A Lei 7347 de 1985, autoriza a Defensoria Pública a ajuizar ações civis públicas para a defesa de interesses coletivos da população. Uma delas foi concedida no último dia 25, movida pela Defensoria Pública da União: para conseguir alguns medicamentos, não é necessário mais acionar a Justiça. O defensor público da União, João Roberto Toledo afirmou que o poder público necessita agir rapidamente para evitar que a Justiça interfira na saúde. "Isso prejudica muitas famílias que estão desesperadas em busca da cura de um parente. Na maioria das vezes, pessoas saem do hospital direto para a defensoria com os ânimos exaltados," explicou Toledo.

Quem também relatou isso foi Samantha Borchear, da Ouvidoria Municipal de Saúde. "Temos que conviver com essas situações a cada semana. Cerca de 3 pessoas por semana fazem reclamações com relação à falta de remédios. É um abusrdo. O município tem que se empenhar em atender aos juizforanos com mais eficiência." Além de medicamentos para tratamento de câncer, ela alertou que muitas pessoas procuram remédios para tratar de outras deonças, como diabetes e hipertensão.

A assessora jurídica da Secretaria Municipal de Saúde, Simone Porcaro, afirmou que a Prefeitura Municipal vai recorrer da decisão. "Vamos recorrer não porque não tenhamos condições imediatas de oferecer esse atendimento. Optamos por esta decisão porque não existe critérios para oferecer esses medicamentos, que são caríssimos. Lembramos que estamos num período de ajuste de contas administrativas da prefeitura e não poderemos oferecer isso por muito tempo, já que os remédios custam caríssimos.


No último bloco, foi sugerido que se criasse uma câmara de discussão para que um consenso fosse estabelecido entre Prefeitura, Justiça e profissionais da saúde. "Um conselho municipal interdisciplinar já está criado a fim de discutir doenças oncológicas e o tratamento e falta apenas decidir alguns membros. Vamos levar esta sugestão do programa à Secretaria de Saúde", garantiu Porcaro.

A Mesa de Debates contou com a participação do advogado José Lúcio Fernandes e de Jane Aragão, diretora-presidente do SIRCOM. A Apresentação e produção é do jornalista Marcelo Martins.


Participe conosco! Envie sua sugestão de tema, crítica ou elogio para mesadedebates@tvejf.com.br ou pelo twitter @MesaTVE.

Na Mesa de Debates de hoje

Vamos discutir a Campanha da Fraternidade 2011, que  terá como tema principal o Meio Ambiente. Você vai conhecer as mudanças que o novo Código Florestal pode trazer. Às 11h na TVE Juiz de Fora.

Participe conosco!

terça-feira, 1 de março de 2011

Na Mesa de Debates de amanhã

Decisão importante da 2a Vara Federal: uma Ação Civil Pública movida pela Defensoria Pública Federal de Juiz de Fora torna desnecessária a propositura de  ações judiciais com a finalidade de buscar o fornecimento de alguns medicamentos para tratamento de câncer.

Ótima notícia para Juiz de Fora. Mas, os remédios são caríssimos e há várias famílias nas quais as pessoas sofrem com câncer. Será que a Secretaria Municipal de Saúde tem condições de arcar com essas depesas?

Essa decisão judicial vai diminuir os casos de judicialização da saúde?

Assista amanhã, às 11h, ao vivo, na TVE Juiz de Fora. 

Mesa de Debates - 28/02/11

Todos os dias vemos motociclistas percorrendo a cidade para prestar serviço de moto-entrega, os motoboys. Mas, a profissão não está regulamentada na cidade. A resolução do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) número 356, de agosto de 2010 estabelece os padrões de medida das motos, uso do side-car e  uso de equipamentos de segurança. O presidente da Associação dos Motoboys de Juiz de Fora, Antônio Carlos Lourenço, pediu para que prefeitura e câmara municipal se esforcem em apressar essa regulamentação. "Pais de família batalham pela sobrevivência nas ruas da cidade por uma profissão que não existe no papel em Juiz de Fora. Precisamos que isto seja regularizado com urgência".

O chefe do departamento de fiscalização da Secretaria de Transporte e Trânsito (SETTRA), Jorge Lima, explicou que a prefeitura vai esperar que a regulamentação entre em vigor, no caso, somente em agosto. "Mesmo assim, já fazemos estudos para que tudo seja regularizado o mais rápido possível".

Quem também participou do programa foi o professor da Faculdade de Engenharia da UFJF, José Alberto Castañon. Ele acha um absurdo a política de venda de motos por parte das empresas e cobrou que haja uma melhor formação dos condutores. "Moto não é um veículo que qualquer um pode dirigir. É necessário que o condutor seja bem formado. Acho interessante o SEST e SENAT oferecerem um curso de capacitação para os moto-fretistas a fim de terem melhor atuação no mercado, mas só isso não basta. A fiscalização deve ser efetiva e punitiva para com quem não cumpre com as leis de trânsito". 

Ao final do programa, Jorge Lima comentou as agressões aos agentes de trânsito da SETTRA, um ocorrido na semana passada e outro em dezembro. "Vamos capacitar e treinar nossos agentes para que atendam melhor os cidadãos. Mas, a gente espera que os cidadãos também respeitem os agentes. O agente agredido na semana passada já fez exames e estamos tomando todas as providências para que tudo seja investigado."

O professor Castañon declarou que as duas próximas gerações serão de maus condutores. "Nós não estamos educando nossos filhos e nossos netos para que sejam bons condutores de veículo e bons pedestres. Todos os dias eles têm contato com algum desrespeito no trânsito por parte do motorista ou do pedestre. Precisamos investir o mais rápido possível em ações educativas no trânsito para melhorar esse quadro."

A Mesa de Debates contou com a participação dos debatedores Sérgio Condé (publicitário) e Jane Aragão, diretora-presidente do SIRCOM. A Apresentação e produção é do jornalista Marcelo Martins.



Jorge Lima, Antônio Carlos, Jane Aragão, Marcelo Martins, José Alberto e Sérgio Condé.
Foto: Leonardo Costa 


Participe conosco! Envie sua sugestão de tema, crítica ou elogio para mesadedebates@tvejf.com.br ou pelo twitter @MesaTVE.