segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mesa de Debates - 30/01/11

Hoje, no programa Mesa de Debates, teremos as presenças da veterinária Carmen Nakla, falando sobre o gasto excessivo que o ser humano tem com animais de estimação e alguns cuidados para seu cão e gato, e, também, teremos o cientista político Cristiano Santos, que analisará o novo cenário político de Minas Gerais e do Brasil. Deixe seu comentário no blog ou envie sua pergunta para mesadedebates@tvejf.com.br 

Nos vemos às 11h na TVE Juiz de Fora.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Mesa de Debates - 28/01/11

A Associação dos Municípios da Micro Região do Vale do Paraibuna (AMPAR) foi criada em 1975 e possui 15 municípios associados. O novo presidente da entidade, Marcílio Vieira Pacheco esteve conosco para falar dos projetos para este ano. "Vamos nos esforçar para ter mais associados, unir os prefeitos. Só assim, com o corporativismo, conseguiremos ter voz junto ao Estado e junto ao Governo Federal". 

Ele disse, também, que vai se empenhar em conseguir uma nova sede para a AMPAR. "Temos uma provisória no prédio do DER, mas é muito pequena. Estamos articulando para instalar a sede no Milho Branco". Juiz de Fora ainda não se associou à AMPAR. "Vamos conversar com o prefeito Custódio Mattos para que a maior cidade da Zona da Mata venha somar esforços conosco."

Também particiou do programa o novo comandante do 4o Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Anderson Luiz Gomes. Ele é juizforano e há 26 anos presta serviços como militar, sendo os últimos 10 nos Bombeiros. Na solenidade que aconteceu ontem, na sede dos Bombeiros, afirmou que assume o batalhão com o desafio de aumentar a interação entre as unidades da nossa região. Destacou a área de atuação de bombeiros na sociedade. "Atuamos no socorro à população (como nos incêndios), em salvamentos e em resgate com nossas viaturas. Nosso batalhão está bem equipado para realizar esses procedimentos, tanto em equipamento quanto com pessoal. Somos em cerca de 650 militares atuando em 145 cidades. Possuímos 2 companhias: uma em Barbacena e outra em Ubá. Além disso, possuímos pelotões em São João Del Rey, Muriaé e Conselheiro Lafaiete."

O coronel destacou a atuação dos bombeiros nas áreas de educação e saúde. "Vamos auxiliar a prefeitura municipal a combater a dengue. Além disso, temos programas como o Bombeiro Mirim e o Projeto Golfinho, feito em parceria com o M. Hall." O novo comandante também falou sobre o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, que será utilizado a partir de amanhã para a disputa do Campeonato Mineiro. "Atualmente, o estádio tem a capacidade para 13 mil pessoas, de acordo com as normas de segurança. Em Minas Gerais, há uma regulamentação que mede-se o fluxo de saída de pessoas pela saída do portão, sendo de 5,5 metros para cada 1000 pessoas. Estamos estudando uma alteração e propor isso ao estado, seguindo normas da FIFA (e que já é utilizado em São Paulo) que o fluxo de saída pessoas é medido por fila." A solenidade de posse do novo comandante foi ontem pela manhã, na sede do batalhão de bombeiros em Juiz de Fora.

Participaram do programa o advogado Jorge Aragão, o professor Carlos Augusto Costa e o colunista do Gente e Empresa Paulo Roberto de Faria. A apresentação e produção é do jornalista Marcelo Martins.

Voltamos na segunda-feira com a Mesa de Debates, às 11h, ao vivo , na TVE Juiz de Fora. Envie sua sugestão de tema para mesadedebates@tvejf.com.br

Mesa de Debates - 27/01/11

A tragédia na região serrana do Rio de Janeiro completou 2 semanas. As fortes chuvas devastaram casas e milhares de pessoas estão desalojadas. O número de mortos chega a quase mil. Uma das instituições que ajuda as famílias atingidas em momentos como esse nesses momentos de sofrimento é o Exército. Militares que moram em Juiz de Fora estiveram conosco para falar dessa experiência e, também, a do terremoto do Haiti, que aconteceu em janeiro do ano passado. O Major Silva Guimarães explicou que o governo federal é quem solicita a presença do Exército em operações como essa. "Se houver necessidade, o governo federal entra em contato com o Comando Geral do Leste, que avisa a Primeira Divisão do Exército, ambas sediadas no Rio de Janeiro. Posteriormente, recebemos o chamado para auxiliar na missão", explicou o major.Ele está coordenando as operações em Petrópolis, que também abrange o distrito de Itaipava. "A geografia do local mudou. Vai ser preciso fazer uma readaptação: famílias terão que mudar de casa,pois não dá mais para viver em um lugar como o que foi devastado." O Exército pode ajudar a fazer muitas coisas, mas quem tem a palavra final é o governo da cidade. "O governo municipal tem o poder de decisão sobre alguma coisa, que é discutido em um centro de operações, composto pelo governo municipal, defesa civil, bombeiros, polícias, Exército, Forças Armadas e ONGs." O major também esteve em Angola em 1996.

O Tenente-coronel César Augusto Gerken esteve no Haiti em 2008. Retornou ao Brasil em 2009 e voltou ao país da América Central em janeiro do ano passado para auxiliar as vítimas do terremoto. "Senti-me comovido, pois retornar ao país depois de eu tê-lo conhecido de outra maneira foi muito forte. Mas, se você é designado para uma missão, você tem que cumpri-la. A experiência no Haiti foi marcante. Os haitianos respeitam muito os brasileiros. Em alguns lugares, a Força de Paz da ONU era recebida com pedradas. Mas, se eles notavam que havia um brasileiro no meio, recebiam com respeito", afirmou o coronel. Para ele, o Exército brasileiro está ganhando respeito no exterior. "Forças armadas de outros países ficam admirados com o jeito que nós tratamos as pessoas, de sermos tão próximos e carinhosos. O nosso modo de sociedade (heterogênea, com várias culturas) faz com que ajamos assim e isso é muito benéfico lá fora. Militares de outros países nos perguntam qual p segredo e eu respondo: 'o segredo é nascer brasileiro'. Até hoje, acompanho como está a situação do Haiti", contou o coronel.


Da esq p/ dir: Edson Stecca, Tenente-coronel Gerken, Major Silva Guimarães,
 Marcelo Martins, Josane Aragão, dra Lucile Ferreira e André Costa.
Foto- Leonardo Costa




Também conhecemos o Núcleo de Atenção à Saúde da Unimed Juiz de Fora.Pioneiro na região, com mais de 2 mil clientes e considerado referência nacional, o Núcleo de Atenção à Saúde da Unimed Juiz de Fora oferece programas de prevenção de doenças e de promoção da saúde. Entre eles, programas que tratam a obesidade, diabetes, tabagismo, hipertensão, reabilitação cardiopulmonar e metabólica e até um monitoramento domiciliar que minimizam e até evitam as internações.

Participaram deste programa como debatedores a diretora de recursos humanos do Sistema Regional de Comunicação, Josane Aragão, e o professor Edson Stecca. A apresentação e produção é do jornalista Marcelo Martins.

Participe conosco! Envie sua sugestão de pauta para mesadedebates@tvejf.com.br O programa vai ao ar de segunda à sexta, às 11h com reprise às 17h35 na TVE Juiz de Fora.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Mesa de Debates - 26/01/11

Com a volta às aulas, como será que as crianças se comportam com as mudanças, como a nova série (ou a repetição dela), a mudança de escola e dos colegas? A psicopedagoga e chefe do departamento de educação infantil da Secretaria Municipal de Educação, Lúcia Elena da Silva, esteve no programa e afirmou que os pais devem acompanhar de perto essas mudanças e dialogar com a escola. "É importante sempre conversar com professores se o filho está se adaptando bem e quais as dificuldades que ele está aproveitando. Os pais também devem aproveitar o tempo enquanto estiverem com o filho para conversar sobre o dia-a-dia na escola".

Este período de retorno das aulas é de adaptação ou de uma readaptação das crianças. "Por isso, às vezes, elas choram. Porém, as crianças têm mais facilidade de entrosar com as pessoas ao redor. Recomenda-se que os pais deixem com que elas passem por esse período. Se a crianças não conseguir, aconselha-se procurar uma psicóloga."

Quem também esteve no programa foi o biólogo Fábio Prezoto, professor da UFJF e pesquisador em comportamento animal. Ele explicou porque as pragas urbanas atacam nesta época. "Os insetos não são resistentes ao frio. E esta época é propícia  para a reprodução, pois as larvas se desenvolvem na água. Por isso a dengue ataca mais nesta época, por exemplo." Em Juiz de Fora, a praga que mais atormenta são os pernilongos.

Para prevenir das pragas, ele recomenda limpeza constante. "É impossível eliminar os insetos, porque eles têm uma grande capacidade de se reproduzir e adaptar ao meio. Recomendo higienizar o local onde a pessoa observar os insetos. Se ela notar que ali há um ninho e as pragas estiverem atormentando bastante, é bom chamar um serviço de dedetização", completou o biólogo.

Participaram como debatedores o advogado José Lúcio Fernandes e  publicitário Sérgio Condé. A apresentação e produção é do jornalista  Marcelo Martins.

Envie sua sugestão de tema para mesadedebates@tvejf.com.br ou pelo nosso twitter @MesaTVE. Mesa de Debates, de segunda à sexta, 11h; reprise às 17h35.

Mesa de Debates de hoje

Bom dia! O programa recebe,  hoje, Unimed e militares que atuam no auxílio aos desalojados em desastres, como a do terremoto no Haiti em 2010 e na região serrana do Rio de Janeiro. Participe conosco! Envie sua pergunta para mesadedebates@tvejf.com.br ou deixe seu comentário.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Mesa de Debates - 25/01/11

A AIESEC Juiz de Fora abriu inscrições para o Head Hunting, processo para selecionar pessoas para trabalhar no escritório da organização, que fica na Universidade Juiz de Fora. Letícia Moraes, diretora de comunicação da AIESEC JF, esteve conosco e explicou que o processo acontece em época de férias para selecionar jovens que queiram desenvolver seu potencial de liderança e trabalhar na ONG. Além disso, a AIESEC está com vagas abertas para intercâmbio. "Temos dois tipos: o que há remuneração, em que a pessoa trabalha em uma empresa nas áreas de administração, marketing ou tecnologias da informação e o não remunerado, no qual a pessoa faz um trabalho voluntário em uma ONG." 

A ONG existe no mundo todo e foi instalada em Juiz de Fora desde 2008. A AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros para que impactem positivamente a sociedade. É reconhecida pela Unesco como a maior organização estudantil do mundo. Outras informações sobre a AIESEC, clique aqui. 

Quem também esteve na Mesa de Debates foi o primeiro vice-diretor do Sport Club Juiz de Fora, Márcio Guerra. Ele falou dos planos do clube para 2011. "Estamos com várias modalidades esportivas, como vôlei, handbol, futsal, bad minton, futebol e basquete. Vamos disputar os campeonatos juvenil e infantil de futebol mineiro. Além disso, estamos correndo atrás de patrocínio para a disputa da segundona do Mineiro", afirmou o vice-presidente.

Ele fez uma observação quanto a uma lei municipal. "Todo clube da cidade que disputa um campeonato recebe um incentivo, mas é válido somente para o período dos jogos. Mas, antes e depois da realização do campeonato há outras despesas que o clube tem que arcar. Vamos conversar com outros clubes e com representantes do pode público para que possamos beneficiar os clubes, pois, quando um clube representa a cidade em um campeonato, ela recebe mídia,se torna notícia."

Participaram como debatedores o jornalista Aníbal Pinto e o publicitário Sérgio Condé. A apresentação e produção é do jornalista Marcelo Martins.

Participe conosco! Envie sua sugestão de tema para mesadedebates@tvejf.com.br ou pelo twitter @MesaTVE. Mesa de Debates, de segunda à sexta, às 11h; reprise às 17h35.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mesa de Debates - 24/01/11


Hoje é o dia nacional dos aposentados. Falamos sobre a constante luta da categoria para conseguir um melhor benefício e que estarão em Aparecida no próximo domingo, 30/01/11, em uma missa que será celebrada em ação de graças pelos aposentados. O presidente da Associação dos Aposentados de Juiz de Fora, Geraldo Lima, afirmou que, todo ano, a missa é realizada e que um ministro está presente. Ele acha que o ministro da previdência, Garibaldi Alves, estará na ocasião.

Falamos, também, sobre os cuidados com a alimentação que você deve ter nesta época do ano. A nutricionista Wanessa Aquino explicou que é preciso ficar atento aos molhos e à maionese, pois, dependendo do estado de conservação do alimento, a bactéria Salmonella pode estar presente. Ela está presente no ovo cru, que, se não for bem higienizado, pode contaminar o alimento. Para os pais que voltarão a fazer a lancheira dos filhos para a escola, ela deu a dica: priorizar os alimentos saudáveis, como frutas e sucos naturais. "Nada de frituras, salgadinhos ou doces, pois é melhor educar a pessoa já na infância para que tenha hábitos alimentares saudáveis.




da esq p/ dir: Sérgio Condé, Wanessa Aquino, Geraldo Lima, Marcelo Martins, 
Ádamo Guandalini, Jarson Piva Jr e Jorge Aragão. Foto: Leonardo Costa.

Você sabe como funciona um título de capitalização? A Mesa de Debates recebeu Ádamo Guandalini, gerente de marketing da Uai Cap, e Jarson Piva Júnior, diretor jurídico da Uai Cap. Eles contaram como é realizado o sorteio, transmitido pela Rádio Globo todo domingo. "Sob aquela bola gigante, que chamamos de pipoqueira, há um compressor que joga ar lá dentro e as bolas se movimentam. Quando uma moça abre a tampa da pipoqueira, uma bola consegue escapare é sorteada. O sorteio é acompanhado por um auditor, que confere as bolas que saíram e o computador, onde é registrado o sorteio. Quando uma cartela é premiada, o computador avisa e a produção do programa já entra em contato com o ganhador. Na ligação telefônica, confere-se o número da cartela premiada e alguns dados informados no canhoto. que a pessoa preenhceu no ato da compra. Se for dado como ganhador, ele pode receber ao vivo o prêmio." Quem compra o título da Uai Cap colabora com a preservação da natureza. "A EcoPlub possui uma floresta de quase um milhão de hectares na região do Acre. Parte desse dinheiro arrecadado é utilizado para preservar essa reserva."

A Mesa de Debates contou com a participação dos debatedores Jorge Aragão (advogado) e Sérgio Condé (publicitário). A Apresentação e produção é do jornalista Marcelo Martins.


Participe conosco! Envie sua sugestão de tema, crítica ou elogio para mesadedebates@tvejf.com.br ou pelo twitter @MesaTVE.