A Associação dos Municípios da Micro Região do Vale do Paraibuna (AMPAR) foi criada em 1975 e possui 15 municípios associados. O novo presidente da entidade, Marcílio Vieira Pacheco esteve conosco para falar dos projetos para este ano. "Vamos nos esforçar para ter mais associados, unir os prefeitos. Só assim, com o corporativismo, conseguiremos ter voz junto ao Estado e junto ao Governo Federal".
Ele disse, também, que vai se empenhar em conseguir uma nova sede para a AMPAR. "Temos uma provisória no prédio do DER, mas é muito pequena. Estamos articulando para instalar a sede no Milho Branco". Juiz de Fora ainda não se associou à AMPAR. "Vamos conversar com o prefeito Custódio Mattos para que a maior cidade da Zona da Mata venha somar esforços conosco."
Também particiou do programa o novo comandante do 4o Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Anderson Luiz Gomes. Ele é juizforano e há 26 anos presta serviços como militar, sendo os últimos 10 nos Bombeiros. Na solenidade que aconteceu ontem, na sede dos Bombeiros, afirmou que assume o batalhão com o desafio de aumentar a interação entre as unidades da nossa região. Destacou a área de atuação de bombeiros na sociedade. "Atuamos no socorro à população (como nos incêndios), em salvamentos e em resgate com nossas viaturas. Nosso batalhão está bem equipado para realizar esses procedimentos, tanto em equipamento quanto com pessoal. Somos em cerca de 650 militares atuando em 145 cidades. Possuímos 2 companhias: uma em Barbacena e outra em Ubá. Além disso, possuímos pelotões em São João Del Rey, Muriaé e Conselheiro Lafaiete."
O coronel destacou a atuação dos bombeiros nas áreas de educação e saúde. "Vamos auxiliar a prefeitura municipal a combater a dengue. Além disso, temos programas como o Bombeiro Mirim e o Projeto Golfinho, feito em parceria com o M. Hall." O novo comandante também falou sobre o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, que será utilizado a partir de amanhã para a disputa do Campeonato Mineiro. "Atualmente, o estádio tem a capacidade para 13 mil pessoas, de acordo com as normas de segurança. Em Minas Gerais, há uma regulamentação que mede-se o fluxo de saída de pessoas pela saída do portão, sendo de 5,5 metros para cada 1000 pessoas. Estamos estudando uma alteração e propor isso ao estado, seguindo normas da FIFA (e que já é utilizado em São Paulo) que o fluxo de saída pessoas é medido por fila." A solenidade de posse do novo comandante foi ontem pela manhã, na sede do batalhão de bombeiros em Juiz de Fora.
Participaram do programa o advogado Jorge Aragão, o professor Carlos Augusto Costa e o colunista do Gente e Empresa Paulo Roberto de Faria. A apresentação e produção é do jornalista Marcelo Martins.
Voltamos na segunda-feira com a Mesa de Debates, às 11h, ao vivo , na TVE Juiz de Fora. Envie sua sugestão de tema para mesadedebates@tvejf.com.br